Gente gosta de gente

9 de novembro

Esse é o conselho mais importante que vou me dar: gente gosta de gente. Uma história só é interessante se tiver gente interessante. Leitores gostam de gente. Eventos só são importantes se conectam pessoas a outras pessoas ou ao seu mundo interior. Ideias mirabolantes sobre enredos fantásticos só funcionam se vierem com gente fenomenal

Personagens precisam ter objetivos fortes

9 de novembro

Protagonistas precisam ter uma missão. Uma boa missão, na verdade, senão viram a Bela do Crepúsculo, criticada por só servir de objeto de amor do Edward. Personagens (protagonistas, secundários, vilões) precisam ter TUDO a perder ou a ganhar com as viradas do roteiro. É a missão que dá a energia e a estrutura a qqr história. É ela que garante bons diálogos. É ela que faz o personagem se tornar memorável (e humano)

Tá apaixonada? Então funciona

9 de novembro

Karina, lembre-se que só a paixão te carrega até o fim de um livro. Você não consegue escrever UMA linha que preste sem estar apaixonada pela história. Nem tente: vai ficar bleh. Só a paixão carrega vc adiante quando a história chega na metade. Só ela permite que seu personagem tome a canetada sua mão e conte a história por você. Ele convence porque existe, e existe pq vc está apaixonado por eles. Se o livro não te agradar, seja brutalmente honesta e coloque-o de lado.

Demais é chato

9 de novembro

Gente gosta de história — mais do que de sexo. A tentação de colocar cenas calientes é grande, mas resista. Você já leu muito livro chato pra saber que não é o sexo que prende, é a tensão sexual (que nada mais é do que a história de como os dois chegaram ou chegarão lá)

A Louca da Casa

Rosa Montero

A Louca da Casa é um daqueles livros que você lê e se pergunta pq nunca tinha ouvido falar dele antes – e por que ainda não ouve. Rápido, divertido, inteligente e certeiro, ele trata da imaginação, criatividade e do ofício de escrever. Se você escreve ou adora ler, mergulhe fundo

Livre

Cheryl Strayed

Esse livro vai libertar você. Vai fazer você se mover adiante, nem que seja um centímetro pra fora de onde você tá estancado. Foi isso que ele fez comigo, pq a coragem dessa moça não tá no gibi. Leia, leia, leia (depois cave os sebos da sua cidade atrás do outro livro dela, Pequenas delicadezas – recomendado ali em cima tbm)

No images found!
Try some other hashtag or username